segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

FILOSOFIA - Suplemento: 02

Filosofia ? Por quê?            Marilena de Chaui
A visão ou conepção filosófica , em geral, está relacioada a (in)utilidade desta ciência, ou seja, " a arte de bem viver" com base em virtudes relacinada a " lógica" capitalista/imediatista. Portanto, para quê Filosofia?
"Inútil? Útil?: Nossa sociedade considera útil o que gera resultados visíveis e imediatos. Muitos filósofos importantes definiram filosofia de diferentes formas, mas todas com um ponto em comum: o benefício humano. Tomando isso por verdade, podemos afirmar que a filosofia é a mais útil das atitudes humanas.
Atitude filosófica: indagar? : Se realiza com três indagações, independente do assunto investigado: o que é, como é, e por que é. Tem atitude filosófica quem buscar conhecer a si mesmo.
A reflexão filosófica: É à volta do pensamento para si mesmo, procura definir quais são os motivos que nos levam a pensar (ou fazer, ou dizer) o que pensamos, qual é o sentido desse pensamento e para quê pensamos isso.
Filosofia é um pensamento sistemático: Ocorrem sistematicamente, ou seja, com lógica, coerência, precisão e provas racionalmente fundamentadas, tudo de forma rigorosa para que as idéias não se contradigam, sendo, portanto, válidas.
Em busca de uma definição da Filosofia : Embora nenhuma definição possa ser considerada completa, podemos encontrar, inicialmente, quatro:
1.        visão de mundo, que corresponde à cultura social de cada povo, e por isso mesmo sendo muito ampla;
2.        sabedoria de vida, ou seja, a arte do bem-viver;
3.        esforço racional para conceber o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido, que difere de religião já que busca compreender o universo de forma racional e não por meio da fé;
4.         fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas, que se ocupa em conhecer os fundamentos racionais do conhecimento.
A atitude crítica: Geralmente ocorre nos momentos de crise, quando negamos tudo o que é pré-estabelecido e posteriormente questionamos “o que”, “por que” e “como” sobre algo. Esses dois momentos formam a atitude crítica. "
Marilena de Chauí

  • ANALOGIA DO MITO DA CAVERBA COM O FILME: MATRIX : será feita em sala de aula.
O mito da caverna: Pessoas presas dentro de uma caverna, com a possibilidade de ver apenas sombras, que lhes parecem o mundo real. Um desses prisioneiros se solta e sai da caverna, fica um pouco abalado ao descobrir o verdadeiro mundo, mas acaba se acostumando e volta, para tenta mostrar aos outros prisioneiros que o que eles conhecem não é real. Acaba sendo morto por ter ameaçado a realidade conhecida e incondicionalmente aceita pela maioria.
Atividades:
1- É possível, mesmo em princípio, dizer se estamos ou não numa realidade simulada?JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA
2- Há alguma diferença entre um realidade simulada e uma “real”? Por quê?
3- Como devemos nos comportar se descobrirmos que estamos vivendo numa simulação?
4.        No filme Matrix a realidade é forjada por uma espécie de inteligência artificial (A Matrix), que funciona como um "útero" universal ao qual dentro estão todos os seres humanos, vivendo em uma realidade virtual ou falsa.
Analisando o filme sobre um prisma filosófico, em especial a partir do mito da  caverna de Platão, qual das reflexões a baixo seria mais adequada.
a) A Matrix, sobre uma perspectiva platônica é a caverna a qual todos os indivíduos habitam, sendo esta a única e filosófica realidade que os seres humanos estão inseridos.
b) Os nossos sentidos conseguem sempre constatar a realidade tal como ela é .
c) É a partir da credibilidade inquestionável nas idéias do senso comum que damos o primeiro passo ruma a reflexão filosófica.
d) A caverna na concepção platônica assemelha-se a Matrix, pois ambas representam o mundo de aparências e preconceitos ao qual vivemos alienados da realidade, sendo impossível nos libertar sem a filosofia, que propõe a reflexão do próprio pensamento.
e) Platão critica através do mito da caverna, o homem grego descrente dos deuses, e propõe que o ser humano deve agir de acordo com a vontade dos deuses.

5.        "A filosofia não admite tabulações e coisas incompreensíveis, mais exige que a explicação seja coerente, lógica e racional." (Chaui. Marilena, Convite á filosofia)
Se para o mito a autoridade era a narrativa dos poetas em busca de uma origem para as coisas. A filosofia tem como principal autoridade:
a) A fábula
b) A razão ilógica
c) O senso comum
d) A razão
e) O questionamento mítico

Nenhum comentário:

Postar um comentário