segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sociologia . Suplemento: 02

(...) Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo. Se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se fosse um promontório, como se fosse uma parte de vossos amigos ou mesmo vossa; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; por isso, nunca procureis saber por quem os sinos dobram, eles dobram por vós. (...)
(John Donne (1572-1631), fragmento de "Meditações XVII".


ANÁLISE / DISCUSSÃO EM AULA DE CASOS :
  1. Victor, o “selvagem de Aveyron”.
  2. Duas meninas, Amala e Kamala, fo.ram descobertas em 1921, numa caverna da Índia.
 
Atividades:
“Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social.” (BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200).
  1. Podemos concluir do texto que:
01) os indivíduos, desde o nascimento, são influenciados pelos valores e pelos costumes que caracterizam sua sociedade.
02) a relação que a criança estabelece com o seu corpo não deveria ser do interesse das ciências biológicas, mas apenas da sociologia.
04) o fenômeno tratado pelo autor corresponde ao conceito de socialização, que designa o aprendizado, pelos indivíduos, das regras e dos valores sociais.
08) as experiências individuais, até mesmo aquelas que parecem mais relacionadas às nossas necessidades físicas, contêm dimensões sociais.


O desconforto físico que uma criança sente, como a fome, o frio e a dor, pode receber dos adultos distintas respostas de satisfação, dependendo da sociedade na qual eles estão inseridos. como a do homem, é construída através da atribuição de distintos papéis, que a sociedade espera ver cumpridos pelas diferentes categorias de sexo. A sociedade delimita, com bastante precisão, os campos em que pode operar a mulher, da mesma forma como escolhe os terrenos em que pode atuar o homem.” (SAFFIOTI, Heleieth. O poder do Macho. São Paulo: Moderna, 1987, p.8). Tendo como referência o texto e seus conhecimentos sobre a temática de “gênero”,
  1.  Assinale o que for correto.

01) Tradicionalmente, as sociedades ocidentais modernas destinaram às mulheres a tarefa de socializar os filhos. Contudo, ao longo do tempo, surgiram “novos arranjos familiares”, pois a família é uma instituição marcada pelo dinamismo.
02) A atribuição do espaço doméstico à mulher decorre de sua capacidade natural para realização dos afazeres de casa e da socialização dos filhos.
04) A educação exerce papel central na constituição das identidades sociais de homens e de mulheres.
08) A definição de distintos papéis sociais para homens e mulheres torna legítima, para as diferentes categorias de sexo, a suposta superioridade dos homens.
16) A inferioridade feminina é exclusivamente social, sendo que o fenômeno da subordinação da mulher ao homem atravessa todas as classes sociais

a) ( ) Desenvolvimento de hábitos e ações humanas.
b) ( ) Evolução da sociabilidade social.
c) ( ) Desenvolvimento de instintos "animalescos", mas a razão humana se
mantêm intacta: sempre há raciocínio lógico.
d) ( ) Não causa nada - a cultura, a língua e os costumes humanos estão em
nosso sangue.
e) ( ) Comportamento diferenciado do dito social.:  Sem o convívio social não podemos adquirir cultura e outros requisitos “sociais”.

  1. Amala e Kamala, as "meninas lobo", são um exemplo clássico de Isolamento  Social. A falta de convívio social pode causar:

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