terça-feira, 14 de junho de 2011

EM 3ºNA. P2 Gabarito simulado ANGLO

SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prova Geral — P-2 Tipo M-3 - 06/2011
G A B A R I T O
 RESOLUÇÕES E RESPOSTAS
QUESTÃO 1: Resposta A
A metáfora não é o mecanismo fundamental de composição do poema de Luís Fernando Veríssimo.
Observação: o poema se encontra em Poesia numa hora dessas?! Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2002, p. 57.

QUESTÃO 2: Resposta B
Para a solução do problema da degradação dos rios em áreas urbanas poderiam ser tomadas as medidas III, pois a preservação
das matas nas margens dos rios que cortam as cidades evitariam ou pelo menos reduziriam o seu assoreamento e
permitiriam a manutenção da fl ora e da fauna que caracterizam a região, e IV, pois os investimentos em saneamento básico
e tratamento de esgoto permitem que se lance nos rios urbanos a água já limpa, evitando a poluição hídrica e a morte ou
redução da fauna.
As demais propostas estão erradas, pois:
I. construir as obras hidráulicas indicadas não favorecem a preservação do ambiente e do ecossistema hídrico urbano.
II. represar os rios não evita o assoreamento.
V. permitir a ocupação do solo ao longo das margens dos rios destrói a sua fl ora e fauna, além de facilitar o assoreamento
do rio e as enchentes nas marginais.
VI. incentivar a navegação em suas águas não contribui para o controle da degradação dos rios e pode até piorar a situação
se as embarcações lançarem dejetos nas suas águas.

QUESTÃO 3: Resposta A
A força de trabalho escrava era a motriz da economia colonial, porém não a única mão de obra atuante, que contava também
com semisservos, livres autônomos e assalariados. Fornecidos por mercadores metropolitanos e brasílicos, os escravos eram
mercadorias bastante caras, mas de oferta contínua. O emprego de escravos africanos no Brasil deu-se de forma crescente
até o século XIX.
QUESTÃO 4: Resposta E
As três doenças são causadas por bactérias. A peste bubônica afeta gânglios (nódulos) linfáticos e os pulmões; cólera é doença
intestinal e sífi lis é doença venérea, sexualmente transmissível.
QUESTÃO 5: Resposta B
Galileu Galilei foi um dos grandes nomes do Renascimento cultural na Itália. Seus estudos de astronomia confi rmaram as
teses heliocêntricas do polonês Nicolau Copérnico. Tais teses, no entanto, chocavam-se com o dogma do geocentrismo defendido
pela Igreja.
Julgado pela Inquisição, Galileu renunciou publicamente suas teses, para escapar da morte.
QUESTÃO 6: Resposta D
Em 100mL da solução com concentração de 2mg/mL, há 200mg de teofi lina.
Temos y = 200
5
= 40 e, como x + y = 100, segue x = 60.
QUESTÃO 7: Resposta E
De acordo com o gráfi co podemos observar:
1979 — 200UD
1993 (menor quantidade observada) — 80UD
Houve uma queda de 120UD, 1,2 ⋅ 10–3L nas CNTP.
Aplicando a equação de estado do gás ideal
PV = nRT
n = PV
RT
= 1 ⋅ 1,2 ⋅ 10–3
0,082 ⋅ 273
=∼ 5,4 ⋅ 10–5mol
QUESTÃO 8: Resposta D
A expressão “muitos cubanos não podem ler em lugar nenhum”, na segunda publicação do anúncio, adquiriu sentido diferente
do que tinha na primeira: se antes ela remetia ao problema da censura (que o Estadão também vem enfrentando, no
Brasil, uma vez que foi proibido pela Justiça de divulgar informações sobre negócios feitos pelo fi lho do ex-presidente Lula),
agora pode remeter ao fato de que, em Cuba, o acesso à internet ainda é bastante restrito, seja por falta de tecnologia, seja
por falta de recursos da população para gastar com isso.
Recentemente foi anunciado pelo governo da ilha que, entre outras medidas modernizantes, está em estudo a extensão de
um cabo submarino de fi bra óptica de mil quilômetros, com ajuda da Venezuela, para que o país fi que mais bem aparelhado
para entrar nas redes mundiais.
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QUESTÃO 9: Resposta C
Passar pela origem dos espaços ⇒ s = 0
Passar em um único instante ⇒ a solução da equação t2 – 6 ⋅ t + m = 0 deve ser única.
Para isso: Δ = 0
b2 – 4 ⋅ a ⋅ c = 0
36 – 4 ⋅ 1 ⋅ m = 0
m = 9
QUESTÃO 10: Resposta A
A geopolítica brasileira se diferencia da dos demais países do grupo BRICs entre outros aspectos por não dispor em seus
arsenais bélicos de armamento de destruição em massa, como artefatos nucleares.
QUESTÃO 11: Resposta D
A Floresta nacional é uma unidade de conservação com cobertura fl orestal nativa que tem como fi nalidade a de promover o
uso sustentável dos recursos fl orestais e a pesquisa científi ca em seus limites geográfi cos.
QUESTÃO 12: Resposta D
Na sociedade pós-industrial a relação profi ssional do emprego da mão de obra sofreu modifi cações estruturais, apresentando-
se mais fl exível em relação ao horário e local de trabalho. Por outro lado nessa sociedade verifi cam-se uma crescente
valorização da criatividade e do conhecimento como atributos de avaliação da mão de obra.
QUESTÃO 13: Resposta C
A diversidade cultural, social e econômica que está ocorrendo no mundo, ainda não foi sufi cientemente forte para eliminar
as restrições ao ingresso das mulheres no mercado de trabalho em pé de igualdade com o homem. Isso explica, inclusive,
porque as remunerações das mulheres que ocupam as mesmas funções dos homens, ainda hoje são mais baixas.
QUESTÃO 14: Resposta E
O mercado de consumo de lugares, por meio da exploração turística, provoca, muitas vezes, o deslocamento de uma área
para outra, de populações e atividades tradicionais, com o intuito de atender o aumento da demanda por bens (materiais e
imateriais) provocada pela chegada de turistas em determinado período de tempo em um dado local. A ocorrência desses
deslocamentos provoca impactos socioculturais.
QUESTÃO 15: Resposta D
O exercício da soberania sobre as 200 milhas marítimas (ZEE) é importante em nome da exploração dos recursos naturais,
tais como as riquezas da fauna marinha e, principalmente, o petróleo.
QUESTÃO 16: Resposta A
A queda da taxa de fecundidade da mulher brasileira, citada no texto, leva ao envelhecimento da população brasileira, o que
determinará importantes mudanças estratégicas dos investimentos do governo, com adoção de políticas públicas que atenda
os idosos mais numerosos e com fi nal prolongada.
As demais estão erradas, pois:
B) A taxa média de fecundidade está diminuindo e não aumentando.
C) A população menor de 20 anos (os jovens) está diminuindo e não se elevando de forma substancial.
D) O nível de fecundidade apresentou redução substancial, mas não foi como consequência do programa do governo brasileiro
de incentivo ao aborto, que não existe.
E) Se a taxa de fecundidade continuar a cair jamais o Brasil ultrapassará a população da China e da Índia.
QUESTÃO 17: Resposta C
Só está errado afi rmar que entre as décadas de 1950 e 1970 a população brasileira registrou uma taxa média de incremento
anual inferior a 2%, já que essa situação só ocorreu na década de 1980 em função da aceleração da urbanização e suas consequências
sociais e econômicas.
QUESTÃO 18: Resposta A
Situados no Oriente Médio e no norte da África, os países que compõem o chamado “Mundo Árabe” formam um conjunto
com várias características socioculturais semelhantes, dentre elas a religião islâmica. Mas há também grandes diferenças
políticas e religiosas que, por vezes, estimulam tensões e confl itos entre esses países. Vale destacar que algumas nações
adotam leis religiosas severas (Sharia), enquanto outros refutam semelhante rigor. No aspecto político, alguns países são
governados por dinastias familiares, enquanto outros se assentam em frágeis instituições democráticas. Vale lembrar ainda
a longa história de confl itos entre palestinos e israelenses.
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TIPO M-3 — 06/2011
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QUESTÃO 19: Resposta C
No caso do México o maior confl ito interno recente foi com o EZLN (Exército Zapatista de Libertação Nacional), um grupo indígena
com sede em Chiapas, o estado mais pobre do país. Consideram-se parte do movimento de antiglobalização e tiveram
maior visibilidade a partir de 1994 com os protestos contra a formação do NAFTA. Na Colômbia há uma disputa pelo poder
que teve início nos anos de 1960, envolvendo rebeldes de esquerda e paramilitares de direita. As FARC (Forças Armadas Revolucionárias
da Colômbia) ocuparam parte do território e são acusadas de controlar o tráfi co de cocaína.
QUESTÃO 20: Resposta B
O suicídio de Vargas em 1954 detonou uma violenta reação popular e a retração dos movimentos golpistas em marcha para
eliminar o regime populista e sua política nacionalista. Jango Goulart era herdeiro direto das ideias de Getúlio e elegeu-se
vice-presidente com Jânio Quadros em 1961, vindo assumir o governo com a renúncia de Jânio.
QUESTÃO 21: Resposta C
A construção de Brasília, chamada por JK de metassíntese do seu plano desenvolvimentista de governo, compôs, junto ao
conjunto de obras que confi guraram o acelerado crescimento econômico, um dos fatores que facilitaram o encobrimento de
graves problemas, como a escalada infl acionária, o endividamento externo e a desnacionalização da economia. Tais aspectos
negativos prejudicaram setores do capital nacional e, sobretudo, as camadas populares, sobre as quais recaiu o ônus maior
do conhecido Plano de Metas dos anos JK.
QUESTÃO 22: Resposta A
A perspectiva desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) mostrou-se nitidamente na criação da Superintendência
de Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene. Estruturada para incrementar obras de infraestrutura econômica
e impulsionar a instalação de novos polos industriais, a Sudene inspirou a criação posterior da Sudam (para a região amazônica),
da Sudeco (para o Centro-Oeste) e a Sudesul, também voltadas para os programas de desenvolvimento de regiões
carentes.
QUESTÃO 23: Resposta C
Em meio à conturbada situação política, que opunha golpistas e legalistas, possibilitando até uma guerra civil, o Congresso
propôs uma solução conciliatória: empossar Jõao Goulart com a adoção do sistema parlamentarista. Assim, em 2 de setembro
de 1961, aprovou-se um Ato Adicional à Constituição que estabelecia o parlamentarismo e marcava para 1965 um
plebiscito que defi niria o sistema.
QUESTÃO 24: Resposta A
A charge mostra João Goulart, o Jango, “assando” o sistema parlamentarista. Tal sistema fora instituído em 1961, após a
renúncia de Jânio Quadros, para frear a possibilidade real de um confl ito entre os opositores e os aliados do presidente. Com
o referendo realizado em janeiro de 1963, restabeleceu-se o presidencialismo.
QUESTÃO 25: Resposta C
O texto do enunciado é uma referência direta ao pacote de reformas que o governo João Goulart apresentou ao país em 1963.
Com o intuito de fortalecer o governo após a recente reinstalação do presidencialismo, Goulart pretendia reforçar as alianças
com partidos, sindicatos e outras organizações alinhadas com projetos reformistas e nacionalistas.
QUESTÃO 26: Resposta D
Durante o regime militar, foram usadas várias formas de propaganda política — entre elas, músicas (como a marchinha “Pra
frente, Brasil”) e slogans (como “Brasil: ame-o ou deixe-o” e “Este é um país que vai pra frente”). Também serviram como
meios para a propaganda eleitoral a televisão (por exemplo, o programa “Amaral Neto, o repórter”, da Globo) e o rádio
(criação do Projeto Minerva). Esse empenho propagandístico tinha como objetivo associar a integração nacional ao regime
ditatorial, no contexto do “milagre econômico”, passando ainda uma imagem de normalidade institucional. O mesmo objetivo
levou ao estabelecimento de uma forte censura aos meios de comunicação.
QUESTÃO 27: Resposta B
O ano de 1968 foi caracterizado pelo crescimento da oposição ao Regime Militar.
Um dos marcos dessa mobilização foi a “Passeata dos Cem Mil”, manifestação ocorrida sob a liderança estudantil e que contou
com a participação de diferentes setores da sociedade civil. A resposta do governo militar veio no fi nal do ano, quando,
em 13 de dezembro, foi decretado o AI-5, o ato mais repressivo do Estado autoritário.
QUESTÃO 28: Resposta E
Na relação econômica externa do Brasil nos tempos do regime militar, destaca-se a importação de petróleo em larga escala,
para garantir o pleno funcionamento dos setores industrial e de transportes.
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QUESTÃO 29: Resposta D
Com o golpe político-militar, defl agrado em março de 1964, a música popular brasileira passa a ser veículo de protesto com
suas letras metaforizadas. A letra da música “Opinião” denuncia claramente a situação social, sobretudo no Rio de Janeiro,
expressa nos versos “Se não tem água”, “Se não tem carne”, e a situação política do país, caracterizada pela repressão,
abordada nos versos “Podem me prender”, “Podem me bater”.
QUESTÃO 30: Resposta C
Chuva não poluída ⇒ pH = 6 ⇒ [H+] = 10–6mol/L
Chuva ácida ⇒ pH = 4 ⇒ [H+] = 10–4mol/L
[H+] na chuva ácida
[H+] na chuva não poluída
= 10–4
10–6 = 102 = 100
QUESTÃO 31: Resposta A
BaCO3 Ba2+(aq) + CO3
2–(aq)
x x x
Ks = [Ba2+][CO3
2–]
16 ⋅ 10–10 = (x) (x)
16 ⋅ 10–10 = x2
x = 4 ⋅ 10–5mol/L
QUESTÃO 32: Resposta A
O líquido A é mais volátil e terá menor temperatura de ebulição (normal). Suas moléculas possuem ligações intermoleculares
mais fracas e deve condensar a uma temperatura mais baixa em relação ao líquido B.
QUESTÃO 33: Resposta E
As soluções I e II (moleculares) possuem efeitos coligativos de igual valor.
A solução III (iônica) terá mais partículas dissolvidas (por litro) e efeito mais intenso em relação às demais:
• menor pressão de vapor (menor volatilidade)
• maior temperatura de ebulição
• menor temperatura de congelação
• maior pressão osmótica
QUESTÃO 34: Resposta E
–20
–40
–60
1mol (gasoso)
1mol (líquido)
1mol (sólido)
H(kJ)
sublimação
absorve
40kJ/mol
Logo, 2,0mol absorvem 80kJ.
QUESTÃO 35: Resposta A
I. saída de H2 = desidrogenação
II. saída de H2O = desidratação intramolecular
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QUESTÃO 36: Resposta C
I. Falsa.
A temperatura ambiente ele é líquido.
II. Correta.
H2C ——
CH2 + Br2 ⎯→ H2C — CH2
Br

Br

III. Correta.
H2 + Br2 → 2HBr
QUESTÃO 37: Resposta E
H3C — CH — CH3 ⎯→ H3C — C — CH3
[O]
—— O

OH
propan-2-ol
(álcool 2ário)
propanona
(cetona)
QUESTÃO 38: Resposta C
I. Correta.
— CH2 — OH = álcool
II. Correta.
C C
C
C
H2
C C* C
H3C
H
CH3
CH2

———
— —C
CH3
CH2OH

——
H
—H
H
H
*
2C* quirais
III. Falsa.
álcool 1ário ⇒ aldeído ⇒ ácido
IV. Correta.
ácido + álcool éster + água
V. Falsa.
Corretas I, II e IV.
QUESTÃO 39: Resposta D
Em ambas as reações são produzidos sais e água.
QUESTÃO 40: Resposta C
A porcentagem (taxa) de grávidas entre as adolescentes norte-americanas é 40%.
Lê-se nas linhas 8 e 9 que “quatro entre 10 jovens americanas fi cam grávidas pelo menos uma vez antes de completarem 20
anos.”
Portanto, a taxa de gravidez entre as adolescentes norte-americanas é de 40%.
QUESTÃO 41: Resposta E
A maioria dos casos de gravidez entre adolescentes ocorre de maneira acidental (não intencional).
Lê-se em “… most of these pregnancies are unintended.” (l. 9-10)
QUESTÃO 42: Resposta C
O trecho diz “Filhos de mães adolescentes têm maior propensão (probabilidade) a cumprir pena de prisão”. A palavra likely
signifi ca provável, provavelmente e indica propensão, probabilidade.
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QUESTÃO 43: Resposta A
De acordo com o texto, o nascimento de bebês de mães adolescentes coloca em perigo tanto as mães como os próprios
bebês.
Depreende-se dos trechos:
— “When a girl under 20 has a baby, problems mount for everyone” (l. 16-17)
— “… it can be hard to overcome the stresses of pregnancy and labor on body that hasn’t fi nished developing” (l. 19-20)
— “Her baby also may very well have diffi culty: infants born to teenage mothers are at a higher risk of low birth weight,
prematurity and stillbirth than children…” (l. 23-25)
QUESTÃO 44: Resposta B
O amigo de Jeremy mostra-lhe os pés dizendo: “Mandei tatuar meus pés para parecer que estou usando tênis”.
Para indicar algo que você mandou fazer (e não você mesmo fez) usa-se a estrutura “causative have”, que é a seguinte:
sujeito + have + objeto + Particípio Passado
Portanto, neste caso, temos:
I had my feet tattooed…
QUESTÃO 45: Resposta A
As interações por meio de chats são “uma nova forma de comunicação” pela possibilidade de o enunciador preservar sua
identidade, assumindo um apelido momentâneo (nick). Como não existe qualquer tipo de controle sobre quem são os participantes
das salas de bate-papo, há maior grau de liberdade para se expressarem valores e posicionamentos, favorecendo-se
“o fl uxo da informação em tempo real”.
QUESTÃO 46: Resposta A
O enunciado propõe o uso da 2a pessoa do imperativo no singular:
• sê é a segunda pessoa do singular do imperativo afi rmativo do verbo ser (não é formada conforme a regra geral);
• custa, 2a pessoa do imperativo afi rmativo do verbo custar (provém da mesma pessoa do presente do indicativo, com a
exclusão do s).
• (não te) demores é 2a pessoa do imperativo negativo (conjuga-se como o presente do subjuntivo).
QUESTÃO 47: Resposta E
Para obedecer a correlação de tempos verbais segundo a norma escrita culta, o uso do futuro do subjuntivo na oração condicional
(fi zer) implica o emprego do futuro do presente do indicativo na oração principal (fará).
A palavra “senso” (da mesma família de sentir, sensato, sensível), que possui, entre outros, o sentido de “capacidade de
sentir e/ou apreciar algo”, é a que deve ser empregada na expressão “senso de humor”.
QUESTÃO 48: Resposta D
A palavra baiuca é paroxítona. O “u” tônico é precedido do ditongo “ai”: bai-u-ca. Portanto, levando-se em conta as afi rmações
do primeiro quadrinho, essa palavra sofreu alteração na acentuação. Não existe mais o acento que antes se colocava
nesse “u” tônico.
QUESTÃO 49: Resposta B
Ao dizer “Ninguém sai do 2”, não se pretende afi rmar que no momento em que está sendo proferida a frase ninguém sai do 2
para outro canal. A afi rmação tem extensão mais ampla, ou seja, habitualmente ninguém se desliga do canal 2, em qualquer
momento.
QUESTÃO 50: Resposta B
O uso do pronome ele na função de objeto direto é marca de oralidade, isto é, da língua falada, por oposição à escrita formal.
O mesmo se pode dizer de pra em vez de para.
QUESTÃO 51: Resposta E
I é correto: Pelada, para o pai é um jogo de futebol; para o fi lho, uma mulher nua.
II é correto: Estou indo curtir está indicando uma ação que vai ser realizada logo após a fala do pai: curtir uma pelada ainda
não está acontecendo, vai acontecer.
III é correto: Tanto Querida quanto Paiêêê são palavras usadas para chamar o interlocutor (função do vocativo).
QUESTÃO 52: Resposta A
Pela expressão facial do interlocutor (com os olhos bem abertos e um riso escancarado), não se pode depreender que ele não
tenha entendido o sentido da expressão (crimes de colarinho branco). Não há, pois, ingenuidade, confusão, relação absurda,
nem a frase é ambígua. O que se vê é que ele está fazendo piada para ironizar a notícia.
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QUESTÃO 53: Resposta C
Dos modernistas brasileiros, Vinicius de Moraes foi o primeiro a compor sonetos autenticamente modernos, renovando essa
antiga e aparentemente exaurida forma fi xa, cultivada por Camões e redescoberta por Arthur Rimbaud e Rainer Maria Rilke.
QUESTÃO 54: Resposta B
No segundo tempo da poesia modernista brasileira, a chamada fase de estabilização, Carlos Drummond de Andrade publicou,
em seu livro A rosa do povo, o poema “A fl or e a náusea”, associando explicitamente a rosa à esperança, à vida e à
poesia. Nos versos de Vinicius de Moraes, “Rosa de Hiroxima”, publicados posteriormente, o signo da rosa assume duplo
sentido. O primeiro, mais evidente no texto, é a associação da imagem da fl or ao formato da bomba atômica segundos após
a explosão — “A rosa hereditária / A rosa radioativa / Estúpida e inválida / A rosa com cirrose” — todos versos de seis sílabas
poéticas que se diferenciam do padrão pentassílabo utilizado no restante do texto. O segundo sentido é o mais tradicional e
fi ca claro no verso “A antirrosa atômica” em que a bomba deixa de ser rosa e passa a ser “antirrosa”, aquela que se opõe e
elimina a esperança, a vida e a poesia. Essa inversão de sentido é responsável por parte da força poética do texto e ocorre
outras vezes no poema, com as palavras “crianças”, “meninas” e “mulheres”, associadas a aspectos ligados à destruição.
QUESTÃO 55: Resposta C
A sinestesia é um procedimento em que se combinam alusões a diferentes sensações em uma só imagem. É o recurso expressivo
construído no verso 8, uma vez que associa a representação visual e olfativa da rosa à temperatura ardente percebida
pelo tato (“cálidas”). Já a aliteração consiste na repetição de fonemas idênticos ou similares, o que se dá entre os sons de
“r” (“rosa”; cirrose”) e “s” (“rosa”; “cirrose”) no verso 15.
QUESTÃO 56: Resposta A
O eu lírico manifesta, diante da passagem irreversível do tempo, uma atitude de surpresa.
QUESTÃO 57: Resposta E
A instauração de uma atmosfera onírica, própria do Surrealismo, se dá por meio da sucessão de fi guras esfumaçadas pelo
sonho, pelo tempo e pelo espaço: o piano longínquo, a mãe na “pré-história” do menino, com asas a lembrar um anjo — uma
fi gura celestial — equilibrando-se no azul do céu. Essa atmosfera é quebrada (ou suplantada) pela ocorrência patética do surpreendente
verso fi nal, cujo corte repentino, de sugestão cinematográfi ca, faz com que um objeto comum, como o “álbum de
retratos”, apresente-se em contexto incomum, dando novo sentido às coisas familiares.
QUESTÃO 58: Resposta D
A poesia de João Cabral de Melo Neto, um tipo “pernambucano, linha-dura”, tem como marcas características a concisão,
fruto de um trabalho consciente, em que procura ser emotivo, sem ser derretido.
QUESTÃO 59: Resposta B
A alternativa B é a única que se contrapõe à analogia entre o ser humano e a cabra, como símbolo de força e resistência,
Desse modo, caracteriza-se o nordestino como um sujeito determinado e valente.
QUESTÃO 60: Resposta B
Guimarães Rosa, autor da terceira geração modernista, aproveitando as sugestões regionalistas da geração anterior, forjou
um estilo próprio baseado na oralidade do sertanejo. Sua obra vai além do mero registro de problemas sócio-político-
-econômicos, pois cria um universo mítico-imaginário centrado em questões metafísicas, fi losófi cas e/ou místicas de caráter
universal: “O sertão é o mundo”.
QUESTÃO 61: Resposta E
Devemos lembrar que, numa população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, a frequência dos genótipos é:
AA = p2, Aa = 2pq e aa = q2.
A frequência dos indivíduos que enrolam a língua (alternativa A) não seria de utilidade, já que ela compreenderia tanto genótipos
EE como Ee. Por outro lado, a ocorrência de heterozigose não pode ser detectada diretamente, apenas pela observação
do fenótipo, como propõem as alternativas B e C; além disso, há erro na alternativa C, já que não há heterozigotos que não
enrolem a língua. Levantar os dados propostos pela alternativa D é também inútil, já que ela equivale a somar a população
toda, o que não responde à questão. Já a frequência de indivíduos que não enrolam a língua (ee), que equivale a q2, uma vez
obtida, nos permite obter o valor de q, ou seja, da frequência de e, e em consequência, do gene E.
QUESTÃO 62: Resposta E
Os dados do enunciado permitem estabelecer os seguintes genótipos genéricos:
• Dourado: ee B_ ou ee bb
• Preto: E_ B_
• Marrom: E_ bb
Considerando que na descendência do casal surgiram fi lhotes pretos (Ee Bb), marrons (Ee bb) e dourados (ee Bb e/ou ee bb),
o genótipo dos animais que participaram do cruzamento são: macho ee Bb e fêmea Ee bb. Trata-se de um caso de epistasia
recessiva.
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QUESTÃO 63: Resposta B
O gráfi co I é característico de um caso de herança de um par de genes com dominância incompleta, com uma distribuição
fenotípica 1:2:1. O gráfi co II mostra uma variação contínua dos fenótipos, característica de um caso de herança aditiva (ou
quantitativa), em que vários pares de genes interagem.
QUESTÃO 64: Resposta E
A questão refere-se à Teoria Cromossômica da Herança, proposta por Thomas Hunt Morgan no início do século XX.
QUESTÃO 65: Resposta A
Trata-se de um caso de gene letal dominante em homozigose. Os indivíduos malhados que foram cruzados eram heterozigotos
(Aa × Aa) e geraram prole AA (morreu), Aa, Aa e aa. Assim, percebe-se a sobrevivência de 2 indivíduos malhados (Aa) para
1 de pelagem uniforme (aa). No caso de serem cruzados dois indivíduos de pelagem uniforme (aa), todos os descendentes
terão o mesmo fenótipo dos pais.
QUESTÃO 66: Resposta A
Ao retirar alimento orgânico da planta, o pulgão atua como parasita, enquanto pulgão e bactéria, que se benefi ciam mutuamente,
ilustram um caso de mutualismo clássico.
QUESTÃO 67: Resposta A
Na curva de crescimento populacional representada, a fase III representa o período em que a população atingiu a capacidade
limite do meio, ou seja, o número máximo de indivíduos da população que o meio suporta.
QUESTÃO 68: Resposta D
No esquema, I representa os produtores, II e IV são apenas consumidores primários, enquanto III representa os consumidores
secundários. No caso, V representa consumidores primários (ao se alimentarem de I), secundários (ao se alimentarem de II
e IV) e terciários (ao se alimentarem de III). Portanto, organismos de V são consumidores primários. A alternativa correta, D,
não diz que V são apenas consumidores primários.
QUESTÃO 69: Resposta A
Os insetos possuem corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, três pares de patas e um par de antenas; aracnídeos possuem
o corpo dividido em cefalotórax, e abdômen, quatro pares de patas e não possuem antenas; crustáceos possuem o
corpo dividido em cefalotórax e abdômen, cinco pares de patas torácicas e dois pares de antenas; quilópodes possuem o
corpo dividido em cabeça e tronco, um par de patas em cada segmento do tronco e um par de antenas; diplópodes possuem
o corpo dividido em cabeça e tronco, dois pares de patas em cada segmento do tronco e um par de antenas.
QUESTÃO 70: Resposta C
Nos esquemas, os números indicam:
I: gás carbônico;
II: oxigênio;
III: fi xação biológica de nitrogênio (N2);
IV: nitrifi cação;
V: desnitrifi cação.
QUESTÃO 71: Resposta D
De M = 2
3
log E
E0
, temos:
3M
2
= log10
E
E0
E
E0
= 10
3M
2 ∴ E = E0 ⋅ 101,5M
Com M = 9, temos E9 = E0 ⋅ 1013,5
Com M = 7, temos E7 = E0 ⋅ 1010,5
E9
E7
= 1013,5
1010,5
E9
E7
= 1013,5 – 10,5 = 103 = 1000
PROVA GERAL — P-2
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QUESTÃO 72: Resposta A
Com b 0 e b 1, temos: logb(x – c) ∈ IR ⇔ x – c 0.
Portanto o domínio da função é {x ∈ IR: x c}.
Do gráfi co, podemos concluir que o domínio é {x ∈ IR: x 1}.
Logo, c = 1 e f(x) = logb(x – 1).
Como o ponto P(9, 3) pertence ao gráfi co, temos f(9) = 3, ou seja, logb(9 – 1) = 3.
Temos b3 = 8 e, portanto, b = 2.
b + c = 2 + 1 = 3
QUESTÃO 73: Resposta B
As inequações a seguir são equivalentes entre si.
0,52x – 3 8
(2–1)2x – 3 23
2–2x + 3 23
–2x + 3 3
–2x 0
x 0
O conjunto solução da inequação é {x ∈ IR: x 0}.
QUESTÃO 74: Resposta D
x + yi – (x – yi) – i(x + yi) = 3 + i
2yi – ix – yi2 = 3 + i
y + (2y – x)i = 3 + i
Igualando:
123
y = 3
2y – x = 1
Substituindo:
2 ⋅ 3 – x = 1 ∴ x = 5
Assim:
z = 5 + 3i
QUESTÃO 75: Resposta B
sen 3 ⋅ (arcsen 1
2
+ arccos 1
2 ) = sen[3 ⋅ (30º + 60º)]
= sen270º
= –1
QUESTÃO 76: Resposta A
u ⋅ v
w
= 4 ⋅ (cos140º + isen140º)
2 ⋅ (cos20º + isen20º)
= 2 ⋅ (cos120º + isen120º)
= 2 ⋅ (–cos60º + isen60º)
= 2 ⋅ (– 1
2
+ i 3
2 )
= –1 + i 3
SISTEMA ANGLO DE ENSINO
– 10 –
QUESTÃO 77: Resposta A
A(5, 1)
0(0, 0)
P(x, y)
AP = 3 ⋅ (PO)
(x – 5)2 + (y – 1)2 = 3 ⋅ (x – 0)2 + (y – 0)2
(x – 5)2 + (y – 1)2 = 9 ⋅ (x2 + y2)
Desenvolvendo, temos:
8x2 + 8y2 + 10x + 2y – 26 = 0, ou seja,
4x2 + 4y2 + 5x + y – 13 = 0
QUESTÃO 78: Resposta D
Como x e y são reais, e a soma de seus quadrados é zero, então x = 0 e y = 0.
Portanto temos o ponto (0, 0).
QUESTÃO 79: Resposta C
4
4
C
(x – 4)2 + (y – 4)2 = 16
123
C(4, 4)
r = 4
A reta de equação y = x passa pelo centro da circunferência.
Temos:
(I) y x → pontos da reta y = x e acima dela.
(II) (x – 4)2 + (y – 4)2 16 → pontos da circunferência:
(x – 4)2 + (y – 4)2 = 16
e interiores a ela.
Área = 1
2
⋅ π ⋅ 42 = 8π
QUESTÃO 80: Resposta B
Pontos de intersecção da reta 2x + y – 8 = 0 com os eixos coordenados:
x = 0 → 2 ⋅ 0 + y – 8 = 0 ∴ y = 8
y = 0 → 2 ⋅ x + 0 – 8 = 0 ∴ x = 4
2x + y – 8 0 ∴ y –2x + 8.
Logo, pontos da reta y = –2x + 8 é abaixo dela.
x 0
y 0
y –2x + 8
14243

y
8
0 4
Área = 1
2
⋅ 4 ⋅ 8 = 16
PROVA GERAL — P-2
TIPO M-3 — 06/2011
– 11 –
QUESTÃO 81: Resposta E
Considerando-se que a mola é ideal, que não há atritos nem resistência do ar a considerar, as únicas forças que realizam
trabalho são o peso e a força elástica, que são conservativas.
Logo, o sistema é conservativo.
A propriedade dos sistemas conservativos é:
A energia mecânica é constante.
Portanto, sendo A a posição inicial do corpo em repouso apoiado na mola deformada, B uma situação qualquer na qual o
corpo está apoiado no plano horizontal mas sem contato com a mola e C o ponto mais alto:
εmecA = εmecB = εmecC
Tomando-se o referencial para energia potencial no plano horizontal que passa por A, as energias potenciais gravitacionais,
tanto do ponto A como do ponto B, são nulas.
Logo
εmecA = εpot elástica = 1
2
kx2 (1)
εmecB = εcinética = 1
2
mv2 (2)
εmecC
= εpot gravitacional = mgh (3)
Igualando-se (1) e (3), vem:
1
2
kx2 = mgh
Obtemos:
h = 1,25m
QUESTÃO 82: Resposta D
Como a pista é circular e a velocidade do carro tem módulo constante, o movimento é circular e uniforme. Dessa forma, a
aceleração tangencial do corpo é nula e a aceleração centrípeta tem módulo constante.
Assim, a aceleração do corpo tem módulo constante, direção radial e aponta para o ponto C.
QUESTÃO 83: Resposta A
No intervalo de tempo compreendido entre os instantes 0 e t1 o movimento é acelerado, a aceleração é a favor do movimento
(para a direita) o que só acontece no esquema c.
No intervalo de tempo compreendido entre os instantes t1 e t2 o movimento é retilíneo uniforme, a aceleração é nula, a resultante
é nula, o que só acontece no esquema b.
No intervalo de tempo compreendido entre os instantes t2 e t3 o movimento é retardado, a aceleração é contra o movimento
(para a esquerda) o que só acontece no esquema a.
Portanto, a única afi rmação correta é a A.
QUESTÃO 84: Resposta B
Na fi gura a seguir são indicadas as forças que agem no braço, exceto a força aplicada no ponto O.
D
d
O
F
Mg
30º
Como a barra deve estar em equilíbrio, o momento da força F em relação ao ponto O deve ter a mesma intensidade que o
momento da força aplicada na ponta do braço:
F ⋅ cos30º ⋅ d = M ⋅ g ⋅ D
F ⋅ 0,86 ⋅ 0,6 = 430 ⋅ 10 ⋅ 2,4
F = 20000N
SISTEMA ANGLO DE ENSINO
– 12 –
QUESTÃO 85: Resposta C
Numa posição genérica qualquer, a resultante normal (ou centrípeta) apresenta as seguintes características:
• Está dirigida para o centro da curva (ponto O)
• Tem intensidade mv2
raio
.
m
􀁥
T
Py Px
P
Logo:
T – Py = mv2
L
T = Py + mv2
L
A medida que θ (no intervalo 0 θ 90º) aumenta:
• Py aumenta
• A velocidade aumenta
Como a expressão que relaciona as grandezas não é de 1o grau, concluímos:
• Que a função que relaciona T com θ é crescente no intervalo 0 a 90º.
• Que o gráfi co não pode ser uma reta.
Portanto, a única alternativa que apresenta essas duas características é a C.
QUESTÃO 86: Resposta D
O F
+
vF = –20m/s
fap = (vS + vO
vS + vF) ⋅ fR
vS = 340m/s
vO = 0
vF = –20m/s
fap = (340 + 0
340 – 20) ⋅ 640
fap = 680Hz
QUESTÃO 87: Resposta D
I. Correta.
De A para B, ocorre uma aproximação da fonte sonora e o observador. O som percebido apresenta frequência superior à
frequência real.
II. Correta.
De C para D, ocorre afastamento entre a fonte e o observador. O som percebido é mais grave que o som real, ou seja, com
comprimento de onda maior que o valor real.
III. Correta.
No trecho de B para C, a distância entre a fonte e o observador permanece constante. Logo, não ocorre o efeito Doppler.
QUESTÃO 88: Resposta D
Na condição de equilíbrio, o vetor campo elétrico é nulo no interior de um condutor.
QUESTÃO 89: Resposta C
v = k ⋅ Q
R
= 9 ⋅ 109 ⋅ 2 ⋅ 10–6
3 ⋅ 10–2 = 6 ⋅ 105V
QUESTÃO 90: Resposta E
Q = C ⋅ U
10–6 = 10–9 ⋅ U
U = 103V = 1000V

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